segunda-feira, 19 de outubro de 2015

A gata na cozinha ;) "Cornucópias"

Bem, nas minhas muitas aventuras na cozinha, nunca nenhuma me deu tanto gozo recentemente como as cornucópias... fazem um vistão e ficam óptimas!!! Pelo menos na minha opinião... eheheh

Aqui fica a receita caso decidam experimentar...

Ingredientes da massa:
(ps: eu faço a receita a dobrar o que dá para umas 19/20 cornucópias)

- farinha 500g
(sem fermento)
- manteiga 40g
- gemas 4
- aguardente 50ml
- sal 5g
(faço a olho uma pitada)
- água +/- 200ml
 (eu retiro um bocadinho e vou acrescentado gradualmente)
- Uma frigideira com óleo de altura de dois dedos, pode ser a fritadeira lá de casa mas com óleo novo e não o das batatas fritas...

Como fazer:

Numa taça grande juntar todos os ingredientes excepto a água que vou juntando gradualmente. Amasso tudo devagarinho até a massa despegar da taça e formar uma bola bem homogénea. Deve-se deixar descansar a massa por uns 30 minutos por causa da aguardente.

De seguida estende-se a massa com a ajuda do rolo e cortam-se tiras de aproximadamente largura de dois dedos por uns três palmos.... . desculpem lá estas medidas mas nem por sombras me deu na telha de tirar as medidas á massa... né...

Enrolam-se as tiras nos canudos de metal e frita-se em óleo bem quente...

E voilá! temos a base da cornucópia...

Uma dica: nunca colocar massa de forma a tapar o topo porque a massa mesmo sem fermento vai crescer um pouco ao fritar e depois não se consegue tirar o canudo de metal do interior)

Recheio:

Bem, o recheio pode ser qualquer coisa, desde leite creme cozido, como usam no Brasil, também chamado de creme de leite.... Pode ser com creme Custard, há venda nas lojas mini-preço e continente... Sendo este o meu preferido pois não é muito doce e super fácil de fazer... só seguir as instruções do pacote mas acrescentar mais umas duas ou três colheres de açúcar... ou até um salgado... Queijo, chouriço ou assim e ficas com uma pizza em canudinho....Chantili... doce... etc... etc...

Apresentação:

Podem servir-se numa taça. enterradas em açúcar e canela... Devem ser passadas antes de rechear por este preparado como se fossem rabanadas... dá sempre aquele toque extra... ;)



Uma dica: A massa das cornucópias é de massa frita... podes ter o formato que quiserem, por exemplo dá para fazer pasteis e fritar... dá para inventar o que quiserem... E o creme custard é óptimo para rechear chus, bombas e bolas de Berlim... É só preciso deixar a imaginação fluir... 


Quero ver essas fotos das vossas aventuras culinárias... toca a partilhar comigo... Vão á página da gata no facebook ou há minha página pessoal... Alexandra Marques... Estou curiosa para ver as delícias que andam praí a fazer....

#agatadaxana 

Sem comentários:

Enviar um comentário